segunda-feira, 20 de abril de 2009

E VALE TUDO? VALE?


Como ainda estamos falando de sucessos dos anos 80, resolvi criar um post a parte para essa trilha em especial. Assim como tenho a trilha internacional de o "O OUTRO como a melhor, tenho essa obra prima de Gilberto Braga como a melhor novela que ja assisti.

Realmente não se fazem mais novelas como antigamente e, mesmo assim, acho que VALE TUDO surpreendeu muito na época que passou. Estávamos vivendo o fim da ditadura, tinhamos José Sarney goela a baixo, a instauração da Nova República, o Plano Cruzado... enfim o país vivia um momento político e, consequentemente, econômico muito novo delicado. Porém, apesar da novela ter servido como uma luva pra mostrar as falcatruas políticas do Brasil e o sucesso a qualquer preço, sua trilha sonora teve altos e baixos. Na minha opinião teve alguns pontos a desejar.

Para uma novela política acho que a trilha nacional deveria ter contado com nomes mais importantes na história musical do país. Como fizeram Pátria Minha e Paraíso tropical, ambas do mesmo autor, trilhas bem mais de peso e políticas que Vale Tudo. Acho que nomes como Ritchie, Verônica Sabino e até recém chegados como Nico Rezende e o grupo de um sucesso só, Gáz, não eram apropriados para uma novela com esse peso social. Mas teve alguns bons acertos como: Caetano veloso (isso aqui o que é) cantando Gonzaguinha e Gonzaguinha (É) cantando ele mesmo, pois já é o suficiente, Barão Vermelho (Pense e Dançe) e a excelente Brasil de Cazuza, na voz de Gal Costa para a abertura. Abertura que deveria ter emprestado seu poupurrie de imagens "típicamente brasileiras" em todos os sentidos, para estampar a capa da trilha nacional. E não terem socado Antônio Fagundes com aquela cara de cachorro bobo, sentadinho num banquinho. Baita bola fora!

Quanto a trilha internacional, bom essa errou feio mermo! pra começar a capa era o casalzinho chatinho Afonso(Cássio Gabus Mendes) e Solange (Lídia Brondi) fazendo caras e bocas. Acredito que escolheram eles só porque a franjinha da Lídia Brondi fazia sucesso entre as mulheres na época. Pra piorar, ainda fazem a capa com o fundo em vermelho! Ou seja, qualquer referência as cores nacionais nem pensar.


Para uma trilha internacional de uma novela com essa temática, deveriam te escolhidos grandes sucessos do jazz e blues. Com toda a sofisticação que pairava sobre trama, esses estilos musicais a pontuariam muito bem. Ajudariam a dar todo um clima "noir" que a trama pedia. Mas mais uma vez, como a partir da trilha de "O CAFONA", quando as trilhas passaram a ser mais comerciais e menos personalizadas, o retorno financeiro falou mais alto e socaram grandes intérpretes internacionais do momento. Talvez com excessão de Ornela Vanoni e Charles Aznavour, que ja estavam na estrada a mais tempo.

Quero deixar claro aqui que curto muito as trilas de novelas, mesmo que extremamente comerciais. Acho que isso é fundamental para "mover a máquina". O que faço é somente expor meu ponto de vista frente ao que se adaptaria mais a determinada obra. Por isso, torno a falar... acho Vale Tudo Internacional, por exemplo, um ótimo disco. Com um repertório muito bom. Mas ótimo para ser comprado e "degustado" isoladamente, sem nenhuma referência com a obra de Gilbero Braga.

2 comentários:

  1. Rodrigo
    Eu também curti muito Vale Tudo
    em meu ranking é a segunda melhor novela das que já acompanhei (perde apenas para Roque Santeiro).

    Sobre a trilha nacional, sabemos que toda trilha nunca é 100% redondinha
    sempre tem aquelas músicas "pra encher linguiça".
    Portanto acho até que a trilha foi bem razoável, no quesito "intérpretes", sendo muito bem representada pelos nomes que vc já citou.

    Sobre a trilha internacional, ressalto que naquela época não existia este apuro de criar "trilhas com músicas especialmente selecionadas" nas novelas (nas minisséries havia!)...
    ou seja, o fator comercial falava mais alto mesmo
    O interessante era juntar vários nomes do cenário pop internacional para vender, vender e vender.
    E acho até que o objetivo foi atingido, pois esta trilha vendeu mooooito!
    Vale ressaltar também que a trilha internacioanl de Vale Tudo foi lançada muito tardiamente. A novela já estava pra lá da metade quando começamos a ouvir Tracy Chapman embalando o romance de Antonio Fagundes e Regina Duarte com a melosa "Baby Can I Hold You".

    Sobre as capas, concordo com vc, em gênero, número e grau!

    abc

    ResponderExcluir
  2. Essa novela foi espetacular, época que ainda prendia a atenção do telespectador, as trilhas eram muito boas, eu tenho vários discos de novela, quando eu gostava da novela coprava o disco mesmo!!!!

    ResponderExcluir